Escolha um local para meditar. Não precisa de ser um sítio especial ou auspicioso, o único requisito é que se sinta bem e seguro. Não perca demasiado tempo à procura do local perfeito porque isso não existe!
As nossas dicas são apenas:
Local calmo, tranquilo, e em que as possibilidades de ser interrompido durante a sua prática sejam minimizadas.
TEMPO
Comece por breves períodos de tempo!
É bom começar com 5 minutos, mas se para si pode ser assustador 5 minutos, comece por 1 minuto, e gradualmente vamos aumentando o tempo sempre minuto a minuto.
QUANDO
Para iniciantes recomendamos, 5 minutos de manhã quando acorda! 5 minutos ao fim do dia! pode ser antes de ir dormir. Ou quando o dia já está a escurecer.
Se acha que estas dicas são complicadas para introduzir na sua rotina diária, pense em dois momentos do seu dia, um com luz do sol outro de noite para fazer nessa altura a sua meditação.
Meditar todos os dias (se um dia falha) não faz mal, amanhã regressa! E assim infinitamente! Estamos sempre a recomeçar se assim for necessário!
Não desistir e persistir é o mais importante.
A meditação remete-nos imediatamente para imagens sentadas com as pernas cruzadas uma em cima da outra. Mas não é obrigatório sentar-se em padmasana para começar a meditar.
SENTAR
Sentar-se, de uma forma confortável e natural. Pode colocar uma altura por baixo dos joelhos. Pode sentar-se na ponta de almofada de forma que a sua coluna se mantenha alinhada. Pode também recostar-se se sentir dor na zona lombar.
MÃOS
As mãos devem colocar-se também onde para si for confortável, pode deixar pousadas no colo, em cima uma da outra, pode deixar pousadas em cima dos joelhos. Tente não criar tensão nos braços, nos ombros ou no pescoço.
TEMPERATURA
Mantenha-se quente! Com uma manta sobre os ombros ou apenas sobre as pernas. O facto de estarmos quietos baixa um pouco a temperatura corporal. Não deixe que sentir frio ou calorseja um motivo de distração à sua prática.
Observar-se e sentir que está bem e confortável na posição que escolheu. Tente manter-se imóvel na posição que escolheu.
Sente-se sempre para meditar sem expectativas!
Lembra-se que não há nada para alcançar. O “truque” é simplesmente estar presente para si! Medite porque pode e porque quer! Não tem de provar nada a ninguém! Meditar é uma forma intima de expressar a sua liberdade de poder sentar-se e estar aí!