Yoga significa união do corpo e da mente. Esta é uma definição engraçada que qualquer um que vá “googlar” facilmente encontra. Mas o que quer dizer? Trocado por miúdos significa conhecermo-nos melhor. Física, mental, emocional e espiritualmente. O yoga vai permitir ter um conhecimento mais profundo do corpo, interno e externo.
No fundo, ao executarmos as posturas mantendo a permanência em cada uma delas, por um certo período de tempo, desenvolvemos a capacidade de nos observarmos, e de nos autoconhecermos.
A postura, o foco, e a respiração vão abrir caminho à mente, para que esta possa interpretar os sinais do corpo. A mente vai estar mais atenta e mais presente.
As emoções que vamos vivendo ao longo da vida, bem como os medos, as alegrias, as angústias, a falta de confiança, a forma como lidamos com o outro, a forma como nos amamos, ou a forma como nos deixamos amar, refletem-se no corpo como se este fosse um espelho da alma.
Se alguém chegar ao pé de nós com a coluna direita, ombros para trás, coração e peito abertos…o que pensamos?
E, se por outro lado, alguém chegar curvado, com a cabeça baixa, os ombros encolhidos, com o peito fechado, com que imagem ficamos?
O que sentimos, pensamos e somos acaba por se refletir no corpo físico.
O Yoga ajuda a ir mais longe e a sentir os sinais internos do corpo, começando pelos que se vêem, indo cada vez mais profundo, do corpo físico ao corpo mais subtil.
Aqui acontece a união do corpo e da mente. O corpo dá sinais que a mente entende e a mente acede ao corpo. Estão em união e caminham lado a lado na mesma direção.
Artigo by Inês Roseta Professora de Yoga e Meditação
Comments are closed.