A respiração e a sua influência no estado de consciência
Na palavra PránáYáma “pra” significa intenso e “ná” significa movimento. “Prána” é normalmente traduzido como energia vital e “Yama” significa expansão.
“Pránáyáma” significa movimento intenso da energia vital. É uma técnica de yoga que tem como finalidade expandir e ampliar a absorção da energia vital; regular a atividade da mente e purificar o corpo físico, activando os chakras e as nádis, que são os canais energéticos. Serve também para expandir e dinamizar os fluxos de energia que percorrem o corpo, de forma a produzir estados superiores de consciência.
Neste caminho do Yoga começamos por dominar as técnicas mais densas como são, por exemplo, a prática das posturas de yoga. E vamo-nos preparando gradualmente para receber as técnicas mais subtis. Este processo inicia-se pela consciência de conseguir sentir, estar presente e atento à nossa respiração. Percepcionar a absorção de oxigénio que vai nutrir as nossas células, promovendo uma maior vitalidade física e mental num equilíbrio orgânico do nosso corpo.
O Yoga ensina que a arte de respirar conscientemente e dá um poder extraordinário ao praticante de poder iniciar um caminho de evolução e conhecimento interior.
Numa abordagem à anatomia subtil do corpo humano, estes estados de consciência ocorrem através de uma respiração consciente.
A execução e utilização do pránáyama é um longo trabalho de persistência, um processo de auto observação profundo.
A respiração é um ato involuntário porque acontece independentemente da nossa vontade. É um processo que envolve a interação do sistema respiratório e do sistema nervoso. A forma como respiramos está intimamente ligada ao nosso estado emocional, mental, físico e energético.
Respirar bem e viver tranquilo aumenta a saúde e o bem estar.
Artigo by Inês Roseta Professora de Yoga e Meditação
Comments are closed.